Judocas de Bebedouro conquistaram 8 medalhas nos Jogos Escolares

Um grupo de 8 atletas do Projeto de Judô “Branco Zanol” que faz parte das oficinas curriculares das escolas municipais de tempo integra, oferecidas pelo Departamento de Educação e Cultura (DEMEC),  faturaram 8 medalhas, na 6ª etapa do Campeonato dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, disputado em Tupã, no último dia 23. A competição é organizada pela Federação Paulista de Judô, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

Os alunos da escola Lellis do Amaral Campos, Jennifer Francine da Silva (classe sub-12, categoria ligeiro) e Mariana Teixeira de Carvalho (classe sub-12, categoria meio-médio) conquistaram medalha de ouro; a prata ficou com Nathalia Vitória Lopes (classe sub-12, categoria ligeiro); e as de bronze pelos judocas, Carey Jeniffer Lopez da Silva (classe sub-15, categoria médio), Jhonathan Pereira (classe sub-15, categoria meio-médio), da escola Abílio Manoel, Gabriela Teixeira de Carvalho (classe sub-18, categoria meio-médio), da escola Yolanda C. Giglio Villela, Kaio Manoel Pereira Nunes (classe sub-12, categoria ligeiro) e da Etec Prof. Idio Zucchi, Marcos Lourenço M. Alves (classe sub-18, categoria meio-médio).

Na classificação geral, a escola de Bebedouro Lellis do Amaral Campos ficou em 7º lugar, superando escolas de Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, entre outras. Todos os atletas campeões e vices  garantiram vaga para disputar a Final dos  Jogos Escolares do Estado de São Paulo, que será realizada entre os dias 8 e 18 de agosto, em local ainda não definido pela Federação Paulista de Judô e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

Projeto – Cerca de 1.500 crianças da rede municipal de ensino de Bebedouro são atendidas pelo Projeto Olímpico de Judô “Branco Zanol” que faz parte das oficinas curriculares das escolas municipais de tempo integral, oferecidas pelo Departamento de Educação e Cultura (DEMEC). O Projeto tem por objetivo a inclusão social de crianças e adolescentes, além de estimular princípios e valores como disciplina e respeito.





Para o Coordenador Técnico do Projeto “Branco Zanol”, Sensei Luiz Sérgio Ferrante, judoca há 51 anos, o esporte contribui na formação integral das pessoas e na melhoria da qualidade de vida do conjunto da sociedade. “O judô é minha vida, meu grande desafio foi transformar essa paixão em lição. Nesse trabalho atendemos muitas crianças em vulnerabilidade social, que vai muito além da carência econômica. O que falo é a falta de integração, do suporte familiar que é muito importante. O esporte além de desenvolver a autoestima, aumenta a confiança, estimula o corpo e auxilia a mente”, conceitua. Segunda Deolinda Ramos, Diretora da escola municipal Lellis do Amaral Campos, o projeto em sua escola tem a participação ativa de cerca de 90 alunos. “O resultado deste projeto é bastante positivo e é notável a diferença de comportamento, maturidade e responsabilidade das crianças, em sala de aula, com os colegas e com os próprios funcionários da escola”, afirma.

O aluno Vitor Henrique Gonçalves, 14 anos, é integrante do Projeto desde 2011, participa sempre de campeonatos e não perde um dia de treino. “Antes eu passava o dia soltando pipa com os amigos, hoje, não me vejo mais fazendo isso, os treinos são de segunda a sexta-feira. Fazer parte deste projeto é muito bom”, diz. Ela também deixou o bate papo nas calçadas com as amigas, e foi praticar artes marciais, Paula Beatriz P. S. Vilela Soares, 13 anos, foi das rodas de conversas para os treinos de judô. “Eu adoro essa arte, é preciso concentração para você aplicar os golpes com precisão, nossa disciplina e comportamento também mudam”, fala.

Atualmente, 11 escolas de tempo integral fazem parte do Projeto, são elas: Stélio Machado Loureiro; Yolanda C. Giglio Villela ; Lellis do Amaral Campos; Coronel Conrado Caldeira; Augusto Vieira ; Maria Fernanda Lopes Piffer;  Paulo Rezende Torres de Albuquerque ; João Pereira Pinho ; Octávio Guimaraes de Toledo;  Isabel Motta Silva Cardoso (Turvinia) e Alfredo Naime (Distrito de Andes).

Nas escolas Yolanda C. Giglio Villela e Augusto Vieira, as aulas de judô são extra-curriculares, após o período de aula. No UNIFAFIBE também são oferecidas às quintas-feiras, aulas gratuitas para crianças da rede municipal e para a comunidade. Os interessados devem procurar a secretaria das unidades para verificar dias e horários de treinoAs aulas são ministradas pelo coordenador Sérgio e também por sua equipe de apoio, os senseis Marcelo Fernando dos Santos, Henrique Lázaro dos Santos, Danilo Ribeiro Leite, Edson Sakomura e o voluntário sensei Vinícius Trindade Francisco.

Fonte: Prefeitura Bebedouro





Deixe seu comentário