Bebedouro seleciona para a Olimpíada da Língua Portuguesa

Poemas, crônicas, artigos e memórias literárias revelam o que pensam estudantes de Bebedouro sobre a própria cidade. Focados no tema “O lugar onde vivo”, eles participam da 3ª da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.

Para a etapa estadual, selecionados quatro textos, um de cada gênero. Entre os objetivos da olimpíada, está o de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, além de valorizar a interação de crianças e jovens com seu meio. Atividades dessa natureza auxiliam o participante em sua aprendizagem e permitem a ele passar para o papel os seus sentimentos.

Na categoria “Poema” (5º e 6º anos do Ensino Fundamental), selecionado o texto de Kamila de Oliveira Nascimento, intitulado “Minha terra, meu lar!”. Ela é aluna da Emeb “Izabel Motta Silva Cardoso”, de Turvínea. Professora orientadora: Maria Lucimar Visoná da Silva. A diretora é Maria Helena Venturini Fernandes.

Na categoria “Memórias Literárias” (7º e 8º anos do Ensino Fundamental), selecionado o texto de Bruna Jaqueline Fernandes, intitulado “As melhores lembranças”. Ela é aluna da Emeb “Alfredo Naime”, de Andes. Professora orientadora: Kamila Giovana Camilo da Silva. A diretora é Sueli Aparecida Occaso Latorre.

Na categoria “Crônica” (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio), selecionado o texto de Valquíria da Conceição Rodrigues, intitulado “Ainda existe vida…”. Ela é aluna da Emeb “Alfredo Naime”, de Andes. Professora orientadora: Kamila Giovana Camilo da Silva. A diretora é Sueli Aparecida Occaso Latorre.





Na categoria “Artigo de Opinião” (2º e 3º anos do Ensino Médio), selecionado o texto de Larissa Ribeiro Devatz, intitulado “Ex-detentos merecem viver com dignidade”. Ela é aluna da escola Jardim Souza Lima, de Bebedouro. Professora orientadora: Edilena Robles Manente. A diretora é Maria Clima da Silva Mambeli

A etapa municipal teve à frente na sua organização, Andréia de Souza Zanelato e Roselaine Xavier dos Santos Gallo. Integraram a comissão julgadora para a fase estadual, os professores Ângela Maria Eugênio Rodrigues (diretora da escola Dr. Augusto Vieira) e Benedito Guarília (diretor do Ciec – Centro Integrado de Educação e Cultura) e Eduardo Iha (da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bebedouro). Eles avaliaram os trabalhos com base nos critérios: tema “O lugar onde vivo”, adequação ao gênero (discursiva e lingüística), marcas de autoria e convenções da escrita.

Os textos selecionados concorrem na etapa estadual e, posteriormente, na nacional. A olimpíada é uma realização do Ministério da Educação e da Fundação Itaú, com apoio do Depto. Municipal de Educação e Cultura de Bebedouro (diretora Cristina Rangel), do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e do Canal Futura.

Fonte: Prefeitura Bebedouro





Deixe seu comentário