O município de Bebedouro foi o segundo que mais demitiu em abril deste ano no país, com menos 6.505 postos de trabalho, perdendo apenas para Coruripe (AL), que registrou menos 7.066, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última quinta-feira (17).
De acordo com a funcionária do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT Bebedouro) Ana Cleide Novaes Carvalho, a colocação se deve aos trabalhadores dispensados após o final da safra de laranja, em dezembro de 2011. “Eles começaram a dar entrada no seguro desemprego, por isso o levantamento acusou a queda”, afirmou.
Ainda segundo Ana Cleide, muitos dos que estavam sem emprego já estão voltando a trabalhar nos laranjais, pois novas contratações começam em maio, por um período que pode durar até sete meses dependendo da empresa.
Ainda segundo o levantamento, Monte Azul Paulista ficou em 14º no ranking nacional, com a diminuição de 2.128 empregos. Entre as primeiras colocadas entre as cidades que mais demitiram estão Matão (SP), Santa Rita (PB) e Maceió (AL).
Contratações
Franca foi o sexto município que mais contratou, com a criação de 8.944 empregos, ficando atrás apenas de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, entre outras.
O ranking ainda colocou Ribeirão Preto em décimo terceiro lugar, com 5.848 vagas a mais e Pontal em décimo nono, com 5.015.
Fonte: Jornal A Cidade