Castração de cães e gatos segue em Bebedouro

O Canil Albergue Municipal e o Depto. de Saúde estão trabalhando juntos para realizar os procedimentos de castração de cães e gatos (machos e fêmeas), em Bebedouro.

A parceria foi feita com todas as unidades de ESFs (Estratégia Saúde da Família). Os agentes de saúde, em visitas domiciliares, encaminham as informações dos animais para a equipe do Canil, que posteriormente, entra em contato com os interessados  para levar os documentos necessários  (cópia do RG, CPF, comprovante de renda e residência) e agendar a castração.

O agendamento também pode ser feito diretamente na Feccib nova, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h.





Foram castrados e microchipados todos os animais do Canil Municipal, e mais de 100 cães e gatos de rua e domiciliados. Os serviços serão permanentes e têm por objetivo o controle da população e identificação dos animais.

De acordo com o veterinário do Canil Municipal, Antonio Gonçalves da Fonseca Filho, a castração traz diversas vantagens aos animais, como a diminuição do risco de câncer de mama, da piometra (infecção do útero) e gravidez psicológica nas fêmeas; e nos machos, inibe a demarcação de território. “Quando os cães se multiplicam sem controle, ocorre abandono, maus tratos, filhotes nas ruas sem donos e atropelamentos”, explica o profissional.

A castração é uma cirurgia simples, feita com anestesia geral (sem qualquer incidência de dor) e com rápida recuperação, proporcionando uma melhor qualidade e expectativa de vida ao animal.





Deixe seu comentário