Sobre Bebedouro

cidade de Bebedouro

Bebedouro é uma cidade brasileira do estado de São Paulo. Situada na região Norte do estado de São Paulo, faz parte da microrregião da Serra de Jaboticabal e da mesorregião de Ribeirão Preto. Bebedouro limita-se com os seguintes municípios: ao norte Colina; ao sul, Pirangi, Taiuva, Taiaçu, Paraíso e Taquaral; a leste, Pitangueiras, Viradouro e Terra Roxa, e ao Oeste, Monte Azul Paulista.

História

A origem do nome do município é devido a um córrego chamado "Bebedor", que, no século XIX, era pousada para tropeiros e peões de boiadeiro.

Outra possível origem, ouvida de antigos moradores, é a de que o "bebedouro" era um ponto de caça, onde os caçadores esperavam pela caça, geralmente capivaras. Conta ainda, que durante a travessia dos animais, de um lado a outro do córrego, sabiam onde deviam atirar pois os mosquitos sobrevoavam o local onde o animal caçado nadava sob a água.

Com a doação de terra ao patrimônio, em homenagem a São João Batista, por Francisco Inácio Pereira e Joaquim José de Lima (além de outros nomes, tais como: João Francisco da Silva, José Francisco Pimenta, Antônio Gonçalves Valim, Rogério Alves de Toledo, Antônio Luiz dos Reis França, Ana Cezária Pimenta, Francisco Bonifácio de Souza Guerra, e Francisco Valente) nasce a Vila de São Sebastião do Bebedor, mais tarde, São João Batista da Bela Vista de Bebedor. A gleba de terras pertencia ao jaboticabalense Corrêa Mesquita, e foi paga com três prestações de porcos (devido à escassez de moeda na época). A última prestação foi paga com um cavalo de cela arriado. A doação da terra ao patrimônio foi lavrada em cartório no dia 3 de maio de 1884, realizando-se a primeira missa em homenagem à Santa Cruz, dia que é considerado a data de fundação do município.

O povoado, pertencente inicialmente a Jaboticabal, cresceu e em 27 de agosto 1886 cria-se o primeiro distrito policial da vila, que passa a ser chamada de "Vila de São João Batista de Bebedouro", a partir de um ato do governador provincial na época, o Barão de Parnaíba. Em 6 de setembro de 1892, foi elevada a distrito de paz, pela lei Estadual número 87, passando a então se chamar Bebedouro. A partir de 6 de maio de 1893, passou a pertencer oficialmente ao município de Pitangueiras. Emancipou-se em 19 de julho de 1894, pela lei número 298, e através da lei número 487, datada 29 de dezembro de 1896, foi elevada à comarca, a qual foi instalada em 11 de março de 1896. Em 11 de março de 1889 foi elevada à município.

Um fator que alavancou o crescimento de da Cidade de Bebedouro foi a inauguração da estação ferroviária da Paulista em 1902 como ponto final da linha tronco rioclarense, juntamente com a estação Andes (hoje um povoado urbanizado do município) e Mandembo. Em 1909 a linha foi estendida até Barretos. Em 1916, inaugura-se a estação Areias ou Areia (também conhecida como Santa Irente), hoje demolida.

No ano de 1912, a Companhia São Paulo-Goiás (São Paulo-Goiaz, na época) criou a linha Bebedouro-Olímpia, passando por Botafogo, Miragem de São Paulo, Atalia, Rosário e Dona Luiza. Tal linha foi estendida em 1916 até Viradouro, tornando Bebedouro um entroncamento ferroviário. O trecho entre Passagem e Bebedouro foi comprado pela Companhia Paulista em 1927, que alargou a bitola e criou duas linhas entre Rincão e Barretos: a primeira passando por Jaboticabal (extinta em 1966), e a segunda passando por Guatapará (que funciona até hoje, mas como linha cargueira).O ramal até Nova Granada (passando por Olímpia) foi extinta em 1969.

Na década de 1970, com o apogeu do ciclo da laranja, e com a instalação de indústrias de suco, o município experimentou um rápido crescimento populacional, passando de 30 mil habitantes a 70 mil habitantes em cerca de 20 anos.

Com o fim do ciclo da laranja, em meados da década de 1990, o município passa por um crescimento mais lento, atribuído, sobretudo, à melhora do setor de comércio e serviços. Hoje, a população do município é entre 75 - 80 mil habitantes.

Economia

Bebedouro possui atualmente um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH) do país, apresentando também uma alta renda per capita de R$ 39.112 em 2007 segundo o IBGE , devido principalmente a seu parque industrial, no qual se destacam indústrias de suco de laranja, de óleos vegetais, de fertilizantes, carrocerias e confecções. Bebedouro possui 1.596 Empresas, 126 Indústrias, 1.144 no comércio, 16 Agências Bancarias e 10 Empresas de Hospedagem. Bebedouro é privilegiado pela sua localização estratégica e com uma estrutura desenvolvida.

Como atuação destacada para a citricultura, sobretudo nas décadas de 1970 e 1980, Bebedouro tornou-se conhecida internacionalmente como a "Califórnia Brasileira". Atualmente (2008), com aproximadamente 80 mil habitantes, Bebedouro desponta como um município em pleno desenvolvimento, com uma economia focada no agronegócio e amplo potencial para negócios.

Educação

Possui 8 escolas municipais de ensino fundamental, 7 escolas estaduais de ensino fundamental, 4 escolas estaduais de ensino fundamental e médio, 16 escolas particulares de ensino fundamental e médio (inclui a APAE e três escolas de ensino técnico), 4 escolas municipais de ensino infantil (excluindo aquelas anexas a escolas de ensino fundamental), 4 escolas particulares de ensino infantil, 6 centros de ensino supletivo, 13 creches municipais, e dois centros universitários (FAFIBE e IMESB - Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro). IPRA - Cursinho Popular – Instituto Práxis de Educação e Cultura. O instituto ficou conhecido regionalmente em 2010 com a implantação do projeto para beneficiar jovens carentes a concorrer por vagas em universidades públicas, o projeto foi um sucesso com mais de 15 aprovações em universidades públicas ( UNESP, UFScar, UFTM, UFU, Unipampas entre outras).

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Bebedouro.

Blog do Guia da Cidade Bebedouro

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Bebedouro por email

 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas

Colina, Terra Roxa, Viradouro, Pitangueiras, Taquaral, Taiuva, Taiaçu, Pirangi, Paraíso e Monte Azul Paulista

Dados Principais sobre a Cidade de Bebedouro

Aniversário: 3 de Maio
Fundação :
1884
Gentílico:
Bebedourense
Área:
682,511 Km²
População
75,044 hab. (2010)
IDH 0,819 - elevado
Prefeitura Bebedouro

Brasão de Bebedouro
Brasão de Bebedouro

Bandeira de Bebedouro
Bandeira de Bebedouro

Vídeo sobre a cidade de Bebedouro
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Bebedouro

Mapa Bebedouro

 

Moradores ilustres de Bebedouro

 

   
  Sobre o EncontraBebedouro
Fale com EncontraBebedouro
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Bebedouro no Facebook siga o Encontra Bebedouro no Twitter Encontra Bebedouro no Google+


Termos EncontraBebedouro | Privacidade EncontraBebedouro